A origem do bar e a sua evolução

Bar deve o seu nome à palavra "barra".No século XVIII, em França, as tavernas tinham uma barra a todo comprimento do balcão para evitar que os clientes se encostassem demasiado ao mesmo. Já nessa época era frequente a presença de jovens americanos em França, escolhiam este país para realizarem os seus estudos.Alguns destes jovens tornaram-se assíduos frequentadores das tavernas. Dois destes estudantes americanos ao regressarem ao seu país, inauguraram um estabelecimento de bebidas a copo, que como novidade apresentava uma barra ao longo do balcão, idêntica às que existiam em França. Rapidamente este estabelecimento foi considerado o melhor.E assim, a palavra "barra" com o decorrer dos tempos se transformou no simples termo "bar".No entanto, outros estudos dizem-nos que na América, nos finais do século XVII, nas cidades dos fundadores (Boston, Filadélfia, Nova Iorque) existiam estabelecimentos comerciais, uma espécie de loandas, onde se vendiam, para além de mercadorias, também bebidas. Essa venda fazia-se ao balcão da loja que se reduzia, por vezes, a um armário com grade.A esse armário dava-se o nome de "barreira"; daí a origem da palavra universal BAR.Seja qual for a origem da palavra "bar", a verdade é que nos nossos dias o bar se tornou um local de convívio importante.Foi tão notável a evolução destes estabelecimentos que vários hotéis decidiram integrá-los como mais uma das suas secções. Hoje é o local da eleição para se efectuarem grandes transacções, acordos políticos, ou simplesmente para momentos de lazer e convívio.

É evidente que você não precisa ter todos os copos, taças e utensílios que demonstramos aqui para poder deliciar-se com um bom drinque. Seria exigir demais! Mas é importante frisar que a grande maioria das bebidas pode ter o seu sabor "alterado" se servidas inadequadamente, como é o caso do conhaque e os vinhos. Quem entende afirma que isso é regra básica: cada bebida tem seu copo certo, sua maneira correta de ser servida e, mais importante ainda, seu ritual imutável para ser degustada. É ver, ou beber, para crer!



Jogo de mesa formal, de pé alto, de linhas bem simples, que combina muito bem com serviço de mesa clássico ou moderno. Da esquerda para a direita, temos copo de água, copo para vinho tinto, copo para vinho branco, copo para clarete, taças de champanhe (clássica e tipo tulipa), cálices para xerez, vinho do porto e licor.



Copo sem pé, para a área do bar. Alguns têm dupla utilidade, podendo ser usados em mesas informais. Da esquerda para a direita: copo para drinques longos, uísque soda, água, refrigerante, coquetel de frutas (ou água), bebidas "on the rocks" (ou vinho tinto), uísque sour e daiquiri (ou vinho branco) e coquetel com frutas (ou old fashioned).



Aqui, um jogo de copos com pés de tamanho médio, que podem ter uso formal ou semi-formal. Eles têm desenho moderno, mas mantém linhas clássicas. Da esquerda para a direita temos copo para cerveja, água, vinho tinto, vinho branco, taça de champanhe tradicional e tipo tulipa e finalmente uma taças para vinhos tipo clarete.


Peças de vidro que podem ser usadas na mesa ou na área do bar. Da esquerda para a direita temos uma taça de champanhe de pé alto, taça para sorvete, taça para salada de frutas ou compotas, taça para pudim ou creme, e peças para coquetéis e aperitivos: a primeira é para martini seco, a segunda para martini doce e a última para coquetéis.





Copos para bar, com uma pequena base que os torna bem leves. Da esquerda para a direita, copos de cerveja, drinques longos, uísque soda, água e bebidas "on the rocks" (os três últimos podem ser usados à mesa para água e vinhos tinto e branco). Os cálices em formato de balão são próprios para licor, porto, xerez e coquetéis variados.


Esta é uma seleção de peças de vidro que servem para diversas finalidades especiais à mesa. Da esquerda para a direita: taças com lugar para gelo na parte inferior, próprias para coquetel de camarão, de frutas, sorvete; a seguir, uma lavanda com prato respectivo. Finalmente, taças para sobremesas de creme, pudins, frutas em calda.




Aqui uma série de copos para conhaque, cuja característica é a base larga e a boca estreita. A função desse desenho é permitir que a mão aqueça a bebida e que o buquê não evapore, pois o conhaque é muito volátil. Para acentuar o aroma e o sabor, a bebida pode ser servida no copo ligeiramente aquecido. Mas isso não é indispensável.



A variedade de linhas de copos para cerveja é muito grande. Aqui está uma boa amostra, desde o mais rústico (a caneca) até copos de linhas puras e alongadas. A característica comum é a boca um pouco mais larga do que a base, para formar a quantidade correta de espuma ("colarinho"). Copos para cerveja são sempre de tamanho médio ou grande, apesar do surgimento das pequenas tulipas que caíram nas graças dos bons bebedores, por não permitirem que a cerveja esquente.




As jarras são indispensáveis e podem fazer bonito efeito decorativo à mesa. No bar, servem para misturar as bebidas. Elas se apresentam nos mais variados desenhos, alguns extremamente simples, outros, mais rebuscados. Os modelos apresentados acima são todos para suco, água, refrescos, sendo que a última, de gargalo estreito, serve também para vinho.






Da esquerda para a direita: medidor de bebidas, abridor de garrafa, medidor para colocar em copos, saleiro e pimenteiro, peneira e batedor, porta-copo ou garrafa, balde para gelo, espremedor de limão, coqueteleira, garfos, saleiro e pimenteiro, espeto e copo para drinque.


Drinks e bebidas:

Primeiramente antes da classificação faz-se necessário definir o que é o coquetel. Podemos definir um coquetel como sendo um mistura de duas ou mais bebidas sendo elas alcoólicas ou não e , caso desejado juntamentes com outros ingredientes que não necessariamente sejam bebidas.Assim como os bares os coqueteis tambem precisão de classificação a fim da padronização do conhecimento e posterior faciliade de ensinamento.Os coquetéis são classificados em :
modalidades
finalidades
categorias
grupos ou familia




MODALIDADES :


As modaliades dizem respeito ao método de confecção do coquetel, ou seja, ao modo de fazer um coquetel . Eles determinam quais instrumentos serão utilizados para se fazer um determinado coquetel.
Um coquetel pode apresentar mais de uma modalidade em sua confecção. São os coquetéis de modalidades compostas. Ex: Batidos completados os montados.
São elas:
Batidos: Os coqueteis batidos devido a diferença de densidade dos ingredientes, necessitam ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liquidificador para que possam se mistura de maneira uniforme.
Mexidos: Para fazê-los , usa-se o copo misturador (mixing glass), o strainer e a colher bailarina. Esta modalidade de coquetel é sempre feita com bebidas de densidades semelhante e que se misturem facilmente, mas que precisam ser geladas já que serão servidos sem pedras de gelo nas taças. Mexem-se os ingredientes apenas para gela-los e não mistura-los ja que possuem densidades semelhantes.
Montados: São feitos nos própios copos onde são servidos com bastante gelo . Alguns desse coquetéis exigem habiliade do proifissional , pois seus ingrediente não devem se misturar e devem ser montados uns sobre os outros (cores diferentes) sendo que as mais densas devem ser colocadas primeiro.


CATEGORIAS :



As categorias dizem respeito ao volume total das taças ou a qualquer outro tipo de recipientes usados no coquetel.
São elas:


SHORT DRINK: Serão consideradas short drinks ou coqueteis curtos aqueles que forem servidos em recipientes com volume total, igual ou inferior a 9 cl.





MEDIUM DRINKS: São coqueteis médios ou medium drinks todos aqueles que forem servidos em recipientes com volume entre 10 e 29cl.




LONG DRINKS: Os coqueteis long drinks ou coquetéis longos são todos aqueles que forem em recipientes com volume total igual ou superior a 30 cl.




FINALIDADES :

As finalidades dizem repeito ao intuito de sensação que o bartender deseja transmitir ao seu cliente. Ou seja, o objetivo daquele coquetel. As finalidades podem ser inúmeras infinitas.
Um mesmo coquetel pode apresentar e causar diferentes sensções em uma pessoa . Portanto, para difinirmos a finalidade precisamos nos ater a sensação mais evidente neste coquetel.
Como usual podemos apresentar como finalidades:
Aperitivos: Todo coquetel que apresentar sensação principal o sabor amargo ou meio amargo, ácido ou meio acido e seco ou meio seco será considerado como aperitivo.
Digestivos:Coquetéis doces ou licorosos serão considerados com digestivos.
Nutritivos:São coqueteis com adição de creme de leite, leite, ovos. A sensação predominante é de sustância , de corpo ao ingerir esse coquetel.
Revigorantes e Energéticos: São coqueteis com muitas calorias que repõe energia do corpo . Geralmente utilizam energéticos em sua composição.


GRUPOS OU FAMÍLIAS:



Os grupos ou familias são padronização de coqueteis que apresentam caracteríscas semelhantes sentre eles com relação a modo de preparo , ingredientes e outras especificações.
São elas:


COLLINS: Long Drink montado , preparado com suco de limão , açucar , club soda , e destilado. Ex : Tom Collins.



EGG NOGS: Coquetéis nutritivos feitos a base de leite, açucar, ovos, canela ou noz moscada e ás vezes vinhos fortificados, podem ser frios ou quente. EX .: French Egg Hot , Boston Egg Nog.




FIZZES: " Fizz" = efervescência. São preparados com açucar, limão, soda e muito gelo. Todos os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos , calmantes e altamente refrescantes. Ex.: Gin Fizz.





FLIPS: São muito nutritivos , feitos a base de gema de ovo, vinhos generosos e ás vezes açucar pulverizados com noz moscada ou canela. Ex.: Porto Flip




GROGS: São servidos sempre quentes . São feitos com água fervendo, açucar e rodela de limão espetado com cravo e sobre o limão coloca-se o destilado e ateando fogo em seguida. Geralmente os destilados são da familia do Brandy. Ex.:Grog de Calvados ou Grog de Kirsch.




HIGH BALLS: Long drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. Ex.: Scoth higball.



JULEPS: Long Drink, feito com hortelã macerada com açucar servido com qualquer destilado, geralmente whisky e gelo picado. Ex.: Mint Julep.




POUSSE CAFÉ: Origem francesa . Preparado com licores, destilados e xaropes. Deve-se saber a densidade das bebidas, pois são feitas em camadas e não devem se misturar. Ex.: Imperial Pousse Café.



SLING: Long Drink preparados com limão , açucar , um destilados, um licor e completados com soda. Ex.: Singapore Sling.



SMASHES: Smash+ esmagar . Preparam -se em copo old fashioned com hortelã esmagada com açucar acrescido de gelo , um destilado e decorado com rodela de laranja , cereja e casca de limão . Ex.: Rum Smash.


SOURS: Sour= ácido. São sempre batidos com um destilado , suco de limão açucar e as vezes com um pouco de clara de ovo.




FRAPPEE: Feitos com gelo moído e servido geralmente em taça de cognac com um licor.


História do Cocktail:

Somente na segunda metade so século XVIII o cocktail aparece na história das bebidas . Afirma-se que apareceu na América , durante a independência, mas em circunstancias ainda misteriosas.Diz a lenda que tudo começou em 1779 quando um irlandês de sobrenome Flanagan abriu uma taverna em Georgetow numa pequena cidade na Virginia . Flanagan e sua filha Vetsy serviam aos seus clientes bebidas misturadas as quais chamavam de "Bracers" o que significa, estimulante. Neste tempo Flanagan estava de más relações com o seu vizinho, dono de um batalhão de galos de que muito se orgulhava.A velha rixa entre os dois piorava a cada dia. Oinglês, viznho de Flanagan, queixava-se do barulho que os ilustres clientes da taverna faziam até altas horas da manhã. Flanagan, por sua vez, queixava-se por ser acordado pelos galos do inglês, e ameaçava torcer o pescoço dos galos.Um dia , em um jantar supresa servido aos seus hospedes, Flanagan e sua filha decidiram sacrificar os galos do seu vizinho.Depois de terminadas as refeições foram servidas as bebidas . Betsy tinha prometido uma surpresa para essa noite , e serviu os famosos Bracers em copos decorados com pluma de galos imolados. Esta surpresa de Betsy mereceu melhores felicitações do seus clientes que durante toda noite clamavam por mais "cocktails" ( caldas de galo). A partir daí os Bracers passaram as ser pedidos por cocktails.Claro que são diversas as versões sobre a origem dos Cocktails. Esta é uma versão tão verdadeira quanto qualquer outra.Mas se a lenda do aparecimento dos Cocktails se perde na bruma dos tempos, estes aqui estão para encantar todos os apreciadores de bebidas.


Receitas pelo Mundo:


Aqui estão uns dos drinks mais famosos do mundo no proximo post de receita colocarei outros drinks , incluindo drink's de café e drinks sem alcool.

Americano

30 ML campan Bitter
30 ml de Vermouth tinto dose
30 ml de club soda
Metodo : Montado
Copo :Old Fashioned
Guarnição: Twist de limão e fatia de laranja

Bacardi Cocktail
40 ml de rum prata
20 ml de suco de limão
10 ml de grenadine
Método: Batido
Copo Taça short Drink


Bellini
70 ml de espumante branco seco
50 ml de suco de pessêgo
Método :montado
Copo :Taça flute

Buck's Fizz Mimosa
70 ml de champagne
Método : Montado
Copo:Taça Flute
Guarnição: Twist de Laranja opcional

Bull Shot
30 ml de vodka Scutti
60 ml Caldo Consommé
10 ml suco de limãoTemperos:Sal,tabasco,sal de aipo, pimenta do reino, molho inglês
Método: Batido
Copo:Long Drink
Guarnição:Talo de salsão , talo de cenoura, fatia de limão.

Brandy Alexander
30 ml de Brandy
20 ml de creme de cacao
20 ml de creme de leite
1 colher de açucar
Método:Batido
Copo:Taça short drink
Guarnição:Polvilhar noz noscada ou canela em pór por cima.


Brandy Egg Nog
30 ml Brandy
70 ml de leite gelado
1 colher de bar (bailarina) de açucar
1 gema de ovo
Método:batido
copo:Long Drink
Guarnição: Mexedor

Blood Mary
40 ml de vodka
100 ml de suco de tomate
10 ml de suco de limão
Temperos: Sal de aipo, tabasco, molho inglês, pimenta do reino
Método: Montado
Copo:Long Drink
Guarnição: Talo salsão , talo de cenoura ou fatia de limão.

Bronx
30 ml de Gin
10 ml de Vermouth doce tinto
10 ml vermouth seco
20 ml de suco de laranja
Metodo: Batido
Copo :Taça Short Drink


Black Russian
40 ml vodka
30 ml licor de café
Método: Montodo
Copo:Old faschioned


Capirinha
70 ml de cachaça
1 limão cortado
2 colhers de açucar
Método: Montado
Copo :Old Fachioned
Guarnição: 1 rodela de limão

Champagne Cocktail
90 ml de Champagne brut
10 ml brandy
2 gotas de Angostura
1 colher de açucar
Método:Montado
Copo:Taça Flute
Guarnição: Fatia de laranja e cereja.

Daiquiri
40 ml de Rum Prata
20 ml de suco de Laranja
1 colher de açucar
Gota de groselha
Método: Batido
Copo:Taça Short Drink
Guarnição: 1 cereja

French Connection
30 ml de brandy
30 ml de amareto
Método: Montado
Copo :Olda Faschioned

Gibson
50 ml de Gin
20 ml de vermouth branco seco
Método: Mexido montado com Gelo
Copo :Taça Short drink
Guarniçaõ:Cebolinha em conserva


Gin Fizz
40 ml de Gin
30 ml de suco de limão
1 colher de açucar
Método: Batido e completado com club soda
Copo: Long Drink
Guarnição: Fatia de Limão e cereja

Good Father
40 ml de Scotch Whiskey
20 ml de amaretto
Metodo: Montado

Godmother

30 ml de vodka
30 ml de Amaretto
Copo:old fachioned

Golden Cadilac
20 ml de galliano
25ml de creme de cacau branco
25 ml creme de leite
método: batido

Golden Dream
10 ml de galliano
20 ml de cointreau
20ml de suco de laranja
20 ml de creme de leite
Método: Batido
Copo: Taça short Drink

Grasshoper
20 ml de creme de menta verde
30 ml de creme de cacao branco
20 ml de creme de leite
Método : Batido
Copo :Taça Short Drink

Harvey Wallbanger

50 ml de vodk
10 ml Galliano
90 ml de suco de laranja
Método: Montado
Copo: Long Drink
Guarnição: Fatia de Laranja

Horse's Neck

30 ml de Brandy
90 ml de ginger Ale
3 gotas de angostura Bitter
Método : Montado
Copo : Long Drink
Guarnição: Espiral de Laranja

Irish Coffee
40 ml de Irish Whisky
30 ml de creme de leite fresco
80 ml de café quente forte
1 colher de bar de açucar
Metodo: Montado
Copo: Taça para Irishi coffee

John Collins
40 ml de Gin
30 ml de Suco de Limão
1 colher de açucar
70 ml de soda
Metodo : Montado
Copo:Long Drink

Kir
90 ml de vinho branco seco
10 ml de creme de cassis
método: montado
copo:taça flute
Guarnição: Cereja

Kir Royale
90 ml de champagne Brut ou sidra
10 ml de creme de cassis
Metodo: montado
guarnição:cereja

Manhattan
50 ml de Rye Whisky
20 ml de vermouth doce tinto
gotas de Angustura Bitter
Metodo: Mexido
Copo: taça short drink
Guarnição: cereja

Margarita
40 ml de Tequila
20 ml de contreau
10 ml de suco de limão
Método: Batido
Copo: taça short drink
Guarnição: Crustar a borda do copo com sal

Dry Martini
60 ml de Gin
10 ml de vermouth Seco
Método: Mexido ou montado com gelo
Copo: Taça short drink ou old fachioned
Guarnição: zest de limão e uma azeitona verde

Paradise
40 ml Gin
20 ml de Brandy Apricot
10 ml de suco de laranja
Método: batido
Copo: Taça short Drink

Piña Colada
40 ml de Rum Prata
20 ml de creme de coco
90 ml de suco de abacaxi
Método: batido
Copo : Long Drink
Guarnição: Fatia de Abacaxi, cereja e ramo de Hortelã


ScrewDriver
50k ml de Vodka
100 ml de Suco de Laranja
Método: Montado
Copo: Long Drink
Guarnição: Fatia de Laranja


Tequila Sunrise
50 ml de tequila
90 ml de suco de laranja
10 ml Grenadine
Método: Montado
Copo :Long drink
Guarnição: Fatia de Laranja e cereja

Cosmopolitan
30 ml de Vodka
10 ml de Cointreau
30 ml de suco de cramberry( suco de cereja)
gotas de suco de limão
Método: Batido
Copo: Taça Short Drink
Guarnição: Fatia de Limão

Kamikaze
30 ml de vodka
20 ml de cointreau
20 ml de suco de limão
Método: Batido
Copo: Taça Short Drink
Guarnição: Twist de Limão

Mai Tai
30 ml de Run prata
30 ml de Run escuro
20 ml de curaçau fino branco
10 ml de xarope de orzata
gotas de suco de limão
método: Montado
copo:Long Drink
Guarnição: Fatia de Abacaxi, cereja e hortelã

Mojito
5 folhas de hortelã
40 ml de run prata
20 ml de suco de limão
1 colher de açucar
80 ml de club soda
Metodo: montado
copo:long drink
guarnição: Fatia de limão e folha de hortelã

Orgasmo
30 ml de cointreau
30 ml de bauley's Irish Cream
Método :MONTADO
Copo: Old Faschioned
Guarnição: Cereja opcional

Cuba Libre
40 ml de run prata
100 ml de coca cola
1 fatia de limão
metodo: montado
copo:long drink
guarnição: fatia de limão

Sex on the beach
30 ml de vodka
20 ml de licor de pessêgo
60 ml de suco de laranja
30 ml de suco de cramberry
Método: Montado
Copo: Long Drink
Guarnição:fatia de lanaja e cereja.



Midnight Sun
Ingredientes:
1 parte de Blavod
1 parte de suco de morango
gelo
açúcar

Preparo:
Coloque gelo no copo long drink, acrescente o suco de morango e a Blavod.

Zen

Ingredientes:
1 parte de Blavod
1 lance de licor Curaçau Blue
2 partes de suco de laranja adoçado
Soda Limonada

Preparo:
Coloque diretamente no copo long drink com gelo as bebidas pela ordem:
Primeiro o suco, a Blavod, a soda e o licor Curaçau Blue.

Jack Pina Colada

Ingredientes:
33ml de Rum (Carta Branca)
50 ml de suco de abacaxi
2 colheres de sopa de leite de coco
13 ml de groselha
Guarnições: Fatia de abacaxi e cereja

Preparo:
Colocar o Rum, suco de abacaxi, leite de coco na coqueteleira com gelo, bater, servir e completar com a groselha.

Chambord Irish Raspberry

Ingredientes:
30ml de Irish Cream Liqueur
30ml de Chambord

Preparo:
Coloque 1/2 copo de geloi em uma taça de champagne, adicione os ingredientes e cubra com creme batido e framboesa

Daiquiri Frozzen

Ingredientes:
45 ml Rum Prata
30 ml suco de limão
10 ml xarope de gomme
gotas de licor marasquino

Preparo:
Bater no liquidificador, com gelo picado, xarope de gomme, suco de limão, Rum
prata, coloque num copo de coquetel ou de champagne. Deve ter a consistência
de um sorvete de frutas. Decoração 1 cereja , e por ultimo 2 canudos

MOJITO

Ingredientes:
50 ML Rum prata
20 ml suco de limão
½ colher de açucar
folhas de hortelã
completar com club soda

Preparo:
Montar no copo long drink, primer passo e, colocar folhas de hortelã no fundo
do copo, suco de limão, ½ colher de açúcar, uma parte de club soda e
maserar os galhos de hortelã, colocar o gelo no copo, rum prata e por último
completar c/ club soda. 2 canudos
Decoração: hortelã

Margarita Frozzen

Ingredientes:
45ml Tequila Prata
15ml licor triple sec (cointreau)
10ml suco de limão

Preparo:
Bater no liquidificador com gelo moido, suco de limão, licor triple sec.,
tequila prata.
Coloque num copo ou taça de coquetel, com a parte externa crustada no sal .

0 comentários:

Licor da Terra Copyright © 2008.Todos os direitos reservados.
Fone: (11) 93683570
email- licordaterra@gmail.com