Absinto




A tonalidade verde do Absinto remete à Belle Époque, o efervescente período que marcou o início do século XX, sob o resplendor da Revolução Industrial e do revolucionário levante artístico que marcou osurgimento do Romantismo. Época da vida boêmia pelos cafés e bulevares da Paris que renascia a cada dia.E o absinto passou a ser conhecido como La Fée Verte ou The Green Fairy, a fada madrinha da novaexpressão artística que ali surgia.



Apesar de ser sempre relacionado à França, o Absinto é uma criação suíça. Destilados, seus ingredientescompõem-se de anis e uma diversidade de ervas em que se destaca a Artemisia absinthium, responsávelpela polêmica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenas.
A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire, exiladona Suíça, utilizou a planta Artemisia absinthium para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois,ele adicionou álcool à fórmula para potencializar seus efeitos.
O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche na suíça e rapidamente atravessou fronteiras.Já carregava nessa época uma forte dose de mitologia. Espalhou-se que suas virtudes iam muito além dacura dos males do estômago, tornando seus usuários mais bem-dispostos para o trabalho. Por causade seus poderes milagrosos e da sua cor esverdeada, os mais entusiasmados apelidaram-no de Fada Verde.
Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde e Paul Verlaineescreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo em seus quadros.Na antiguidade, o Absinto era um precioso elixir medicinal recomendado por ninguém menos que o filósofoHipócrates e o matemático Pitágoras.



Curiosidades sobre o Absinto


O absinto foi proibido por muitos anos na maioria dos países,voltando recentemente à legalidade.
A simples mistura com água ou álcool, das ervas que compõem o absinto,resulta num líquido extremamente amargo.
Essa mistura amarga, ao ser destilada, adquire um sabor agradável,marcante. Seu aroma remete ao anis, à losna e outras ervas aromáticas.
Com teores alcóolicos de até 54%, a Fada Verde, como é chamadapor seus entusiastas, não brinca em serviço.
O absinto é uma bebida que favorece os processos criativos,sendo muito apreciada por artistas, poetas, escultores.
Os pensamentos fluem com facilidade, emoções ocultas sob o mantode preocupações diárias vêm à tona.
O absinto tem propriedades especiais.... veja por si mesmo.



0 comentários:

Licor da Terra Copyright © 2008.Todos os direitos reservados.
Fone: (11) 93683570
email- licordaterra@gmail.com