Cointreau
COINTREAU é um delicioso e sensual licor de laranja, que desperta sensações de descoberta sempre que é bebido. Aroma delicioso de laranja, translúcido, no entanto, complexo, profundo e misterioso. Sua garrafa quadrada está presente em quase todos os bares e restaurantes do mundo. Além de ser consumido como digestivo, também pode integrar os mais variados coquetéis. O licor de laranja COINTREAU, ao longo de mais de 150 anos, se tornou um verdadeiro ícone quando o assunto é lícores.
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A história
Tudo começou em 1849 em Saint-Barthélemy-d'Anjou, localidade do subúrbio de Angers na França, quando o confeiteiro Adolphe Cointreau, com a ajuda de seu irmão, Edouard-Jean, fundou a destilaria Cointreau & Cie para produzir licores feitos à base de frutas típicas da região do Vale do Loire. O primeiro sucesso da nova empresa foi um licor feito de cereja. Mas o produto de maior sucesso seria lançado em 1875, quando o filho de um dos fundadores, Edouard Cointreau, criou uma nova bebida: um licor elaborado a partir dos óleos essenciais de cascas de laranja doces e amargas, uma fruta exótica para a região. A bebida tinha uma aparência clara e límpida, muito diferente dos opacos licores produzidos na época. Para distinguir sua bebida das demais foi criada uma garrafa quadrada bojuda, com cantos arredondados, de cor escura (âmbar) e com uma fita vermelha. Embora os outros licores continuassem a ser produzidos, rapidamente COINTREAU tornou-se de longe o principal produto da empresa.
Edoaurd Cointreau desenvolveu uma série de ações em marketing, relações públicas e patrocínios culturais e esportivos, ainda neste século, muito antes, que tudo isto se tornasse usual ou até que estas palavras existissem. Em 1898, o artista Nicolas Tamago criou o famoso Pierrot, um dos maiores símbolos da marca em suas campanhas publicitárias durante muitos anos. Na virada do século, a destilaria que já vendia 800.000 garrafas de COINTREAU, abriu seus primeiros escritórios de vendas em outros países europeus. Na década de 20, a receita secreta do licor foi passada para seus filhos, Louis e André, que viajaram pela Rússia, América do Norte (Canadá e Estados Unidos) e outras partes do mundo, abrindo escritórios nas cidades de Bruxelas, Berlim e Viena, além de Polônia e Espanha, construindo a reputação do licor COINTREAU nos quatro cantos do mundo. Nesta época o licor era divulgado com o famoso slogan “The Worldwide Brand”, utilizado em todos os materiais promocionais da marca.
O famoso licor experimentou um enorme aumento em suas vendas quando começou a ser usado em drinques clássicos como o Side Car (COINTREAU, suco de limão, conhaque) criado no Harry’s Bar de Paris na primeira metade deste século. Nos anos seguintes, vários outros drinques ajudaram a estabelecer a reputação da marca no mundo inteiro. Na década de 60 COINTREAU se tornou ainda mais famoso quando James Bond passou a aparecer em suas campanhas publicitárias. No final da década de 80, ocorreu a fusão entre a COINTREAU e a Rémy Martin, tradicional produtora de conhaque fundada em 1724, dando origem a Rémy Martin Cointreau.
Em 1992, a famosa pergunta “Voulez-vous Cointreau avec moi?” (algo como “Você que tomar um Cointreau comigo?”) era o tema central de suas campanhas publicitárias. Com a chegada do novo milênio, veio também uma atitude ousada da tradicional marca: atrair um público mais jovem e deixar de ser visto só como digestivo. O processo de renovação da marca começou em 2001 com mudanças na embalagem, como o novo tom de cobre na tampa e selo e na parte interna do logotipo, um lacre com a efígie de Eduard Cointreau, o logotipo em cobre dourado, um rótulo mais nítido e a assinatura do inventor. Mas tudo sem descaracterizar a marca e sua rica história. E prosseguiu com uma campanha centrada na descoberta de novos drinques e formas de se tomar a bebida. Vários novos drinques foram criados, como a caipirinha preparada com o licor, gelo e limão, sem adição de açúcar. Uma estratégia descoberta de maneira informal há poucos anos, quando a pop star Madona apaixonou-se pelo coquetel Cosmopolitan (Cointreau, vodca, limão e suco de cramberry), quadruplicando a venda do licor nos Estados Unidos.
No Brasil, o plano foi incentivar o consumo do licor com gelo (COINTREAU ON ICE) e para isto foi criada uma campanha chamada “Double Sensation” - segundo a COINTREAU o gelo libera novos aromas dos óleos essenciais da casca de laranja. Em 2005, a marca lançou um coquetel chamado Cointreaupolitan (versão sem vodca do famoso Cosmopolitan), que se tornou um ícone nos bares mais badalados do mundo. Recentemente, em 2008, a marca lançou no mercado seu mais novo, e até então, único produto além do original: COINTREAU NOIR (o tradicional licor com uma mistura perfeita e balanceada do famoso conhaque Rémy Martin). O novo produto é divulgado com o slogan “nothing to add”.
O museu
Mais de um século depois da criação do famoso licor, em 1999, a empresa inaugurou como parte das comemorações dos 150 anos da marca, em sua sede, localizada em Angers, capital de Anjou, na entrada do Vale do Loire, um museu (THE COINTREAU MUSEU AND VISITOR CENTRE), que ocupa uma área de 3.000m² e é integrado à destilaria, contando toda história da tradicional bebida. O museu é dividido em quatro seções devotadas aos pilares do sucesso da marca: The Brand’s Heritage (história da marca), The Destillary (visitação a destilaria), The Bar (degustação) e The Boutique (loja).
Uma das preciosidades do museu é a cópia do que é, possivelmente, o primeiro filme publicitário do mundo. Feito pelos irmãos Lumiére, em 1898, o filme, que chega a usar recursos técnicos sofisticados para a época, como a representação de um sonho, com imagens superpostas, mostra um homem feliz, depois de beber COINTREAU, sonhando com bailarinas. Ao todo o museu tem mais de 250 comerciais da marca, 80 deles restaurados. Nas extensas galerias do museu, onde se destaca uma frase dedicada à caipirinha, escrita em letras garrafais na parede - o único drinque citado com este destaque em todo o museu - pode se visto uma coleção de pôsteres, desenhos originais, pinturas e objetos de artistas famosos encomendados pela empresa e que contam a longa convivência da marca com o marketing. Os tours guiados duram 1h30m e terminam com uma degustação do COINTREAU em um elegante e moderno bar, onde, de novo, reina a caipirinha. Existe ainda uma lojinha de lembranças onde pode ser encontrada uma infinidade de itens com a marca COINTREAU, muitos deles edições limitadas.
Campanhas que fizeram história
Em 2001, COINTREAU lançou uma das campanhas mais famosas e conhecidas do segmento de bebidas alcoólicas: Be Cointreauversial. Utilizada no mundo inteiro, exceto na França, a campanha conceitual mostrava uma mulher expressando seu espírito controverso e combinando tudo o que achava com o famoso licor, como pedras de gelo e coquetéis, sem ligar para o que as pessoas iriam dizer. A campanha tinha como objetivo incentivar o consumo do licor com outros ingredientes “ao gosto do consumidor”.
Recentemente, em 2007, a campanha ganhou uma nova embaixadora mundial: a modelo e “showgirl” Dita Von Teese, famosa pelos seus shows cheios de ta sensualidade, ao mesmo tempo um streap-tease, e ao mesmo tempo muito glamuroso e clássico. A nova embaixadora representa exatamente a personalidade de COINTREAU: controversialidade, a expressão feminina, o charme e a elegância. Enfim, COINTREAU, apesar de tradicional e repleto de história, também é atual, moderno, elegante.
Dados corporativos
● Origem: França● Fundação: 1849● Fundador: Adolphe e Edouard-Jean Cointreau● Sede mundial: Anvers, França● Proprietário da marca: Rémy Cointreau S.A.● Capital aberto: Não● Chairman: Pierre Cointreau● CEO: Jean-Marie Laborde● Faturamento: €200 milhões (estimado)● Lucro: Não divulgado● Vendas anuais: 13 milhões de garrafas● Presença global: 200 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 1.253 ● Segmento: Bebidas alcoólicas● Principais produtos: Licores● Ícones: A garrafa quadrada● Slogan: Be cointreauversial.● Website: http://www.cointreau.com/
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A marca no mundoAtualmente COINTREAU, que está entre os 10 licores mais vendidos em todo o mundo, é comercializado em mais de 200 países, vendendo anualmente mais de 13 milhões de garrafas, tendo 95% de sua produção exportada. Os maiores mercados da marca são os Estados Unidos, as lojas do Duty Free, Espanha, Itália, Alemanha e França.-Você sabia?● As laranjas utilizadas para a sua fabricação vêm de todas as partes do mundo, especialmente da Espanha, do Brasil e do Haiti.--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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